Os Mansos herdarão a Terra?

Por Fábio Duarte,

 

Ao acordar neste domingo me deparo com a seguinte frase:

 

“Morreu Itamar Franco, um político que será marcado pelo seu mau humor e por sua honestidade, e assume seu suplente que está envolto a um mar de denúncias” – Carlos Oliveira – jornalista.

 

Olho ao meu redor e fico a pensar nos ensinamentos Espíritos, tais como:

Fora da Caridade não há Salvação” ou mesmo “Bem-aventurados os mansos, porque eles possuirão a Terra.”(MATEUS, V: 4).

Será que a omissão, ou aceitar os erros conscientes das pessoas nos tornarão caridosos ou mansos de coração? Tenho uma opinião bem diferente, primeiro que caridade tem uma abrangência que foge ao simples ato de doar algo, ou doar seu tempo, e a mansidão é sua paz interior, gerando gentileza onde passarmos, mas esta gentileza não deve ser confundida com omissão. Na casa que freqüento, fizeram uma confraternização, uma festinha aonde seria servidos alguns pratos de época e um simples e inocente Quentão, afinal é época disto não é?

 

Como podemos ser mansos e não alertarmos nossos queridos amigos que para incentivar os que confiaram na gente quando dizemos que álcool não é bom, quando os vícios causam tristezas e ranger de dentes, e servimos em nossa confraternização? No caso acima contado houve foi uma ruptura, muitos deixaram de ir por este simples detalhe que alguns julgaram normal, as boas intenções se não pesadas com a máxima da caridade se tornam crimes contra si próprio, uma análise equivocada do que o Espiritismo pode representar, e a mansidão dos omissos se torna um equivoco de interpretação. Então voltamos ao Itamar que mesmo sendo honesto nos deixa a mercê de um suplente que carrega consigo uma série de denúncias e investigações.

 

A caridade descrita por Kardec em O Livro dos Espíritos não nos deixa margem para dúvidas e nem para omissões equivocadas –O amor e a caridade são o complemento da lei de justiçaporque amar ao próximo é fazer-lhe todo o bem possível, que desejaríamos que nos fosse feito” -. Não devemos fazer justiça com as próprias mãos, mas evitar que as pessoas percam o juízo dentro de seus equívocos. A omissão é tão danosa quanto à prática do mal –

“ 642. Será suficiente não se fazer o mal, para ser agradável a Deus e assegurar uma situação futura?

– Não: é preciso fazer o bem, no limite das próprias forças, pois cada um responderá por todo o mal que tiver ocorrido por causa do bem que deixou de fazer.”

 

Itamar equivocou-se a meu ver em não averiguar seus possíveis substitutos, as pessoas que organizaram a “confraternização” erraram ao desconsiderar que o mínimo de álcool em uma instituição Espírita carrega uma carga muito maior do que um simples radicalismo dos que discordaram. Ao justificar um bem maior, descarta princípios básicos de sua própria filosofia.

 

Não sou perfeito, me equivoco demais, mas quando levantamos uma bandeira de trabalho em nome de terceiros devemos zelar pela verdade, verdade está que pregamos que trabalhamos que aconselhamos que empregamos na prática da caridade, quando atendemos os que nos buscam com pedidos de socorro, de apoio, que mostremos a eles que podem lutar para superar seus vícios afinal nós conseguimos, mostramos a eles que só vale isto dentro do Centro, que fora dele, mesmo em nome dele podemos fazer o que bem entender?

 

A contradição não deve se tornar cotidiano em nossa pratica espírita, marcar nosso

Anúncios

Sobre Fábio Duarte

@FabioDuarte_BH
Esse post foi publicado em Artigos Fábio Duarte. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Os Mansos herdarão a Terra?

  1. thaís disse:

    estou adorando ler os textos…
    me trazem paz e reflexão.
    obrigada..!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s