Homeopatia Espiritual?

Há poucos dias fui acompanhar uma pessoa em uma consulta com uma homeopata que muito auxilia os carentes de uma cidade próxima a minha.

Na essência a Homeopatia assemelha-se ao Espiritismo quando propõe uma mudança de hábitos e trata quase que a mente das pessoas, mostrando-as que com a força interior podem superar suas dificuldades físicas. Eu não indico nem recomendo. A busca é individual. Mas voltando ao assunto;

A pessoa que foi em busca de auxilio na ânsia de obter a cura para todos os seus males, mesmo eu dizendo que a mudança de postura em relação a alimentação seria um passo importante, assim como os médicos já havia lhe alertado, começou a falar todos os seus sintomas e o que os exames acusavam, isto antes da consulta, uma vez que sua auxiliar ainda não havia regressado do almoço, pois bem, mudamos de assunto e falamos amenidades até a consulta se iniciar, fiquei aguardando e houve uma conversa entre ambas, e logo sou chamado também para ser consultado, o que me causou uma profunda estranheza, mas entrei, o que me assustou ainda mais foi seu método de consulta.

Era uma consulta através de estalos conduzidos pela auxiliar, ela tocava em meu corpo, anotava meus  supostos problemas, e já indicava os tratamentos, inclusive fez uma medição via estalos de vários exames laboratoriais, como exemplo: _ Ácido úrico, glicose, Trigliceres, colesterol, dentre outros. E o tratamento deveria ser feito a base de certas “simpatias” e alguns remédios que ela me forneceu, não os tomei mas parecem ter por base a creolina.

Após a consulta ela me perguntou se eu estava sentindo algo do que ela descreveu, eu disse não, e que estava era com dor na coluna, ela rapidamente voltou a olhar minhas costas e constatar que realmente eu tenho uma pequena inflamação na coluna, algo que eu já havia dito, e para minha surpresa é que após a saída nos foi cobrado R$ 30,00 reais de cada, e nossa avaliação foi bem similar, os mesmos males que a afligia, também eram os meus.

Não estou escrevendo este texto para denegrir o trabalho que ela faz, até porque, quem seria eu para tal, mas sabendo que a Homeopatia é uma filosofia, o tratamento pode trazer resultados positivos, pela simples aceitação do paciente, em acreditar no poder de tais sessões e ou nos medicamentos que trazem consigo uma formulação bem diluída de substâncias que a longo prazo podem sim trazer um reequilíbrio físico, quanto a consulta, que padroniza o diagnóstico, também não é de se espantar, uma vez que a humanidade sofre do mesmo mal, que é a doença da carência afetiva, do medo de viver, do déficit de atenção, e que melhor maneira para se curar destes males? Através do desconhecido, acreditar que deus, ou qualquer outra força natural oculta nos proporcionará a cura.

Sem percebermos, muitos mudam sim seus hábitos, outros após se reequilibrarem e se sentirem curados voltam para suas rotinas antigas que consiste em causar danos em nosso templo de carne.

Pergunto a vocês se existe diferença entre as milhares de pessoas que buscam os Centros atrás dos atendimentos fraternos, dos atendimentos espirituais, das águas fluidas e o dos abençoados passes? Claro que não, muitos ainda acreditam nas curas imediatas e sem esforços, e o Espiritismo se torna cansativo a muitos justamente por propor trabalho continuo, quando as pessoas nos pedem auxilio e sugerimos que estudem ou busquem um Centro para abraçar alguma tarefa, agradecem e continuam a perguntar como se melhorarem? Oras, prova clara do desejo em nada se apegarem a não ser no que é prazeroso, no que trás uma aparente segurança material.

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos”         – Mat (23,29)

Enquanto ficamos cortejando e adorando pessoas como nós, nos esquecemos de buscar uma melhora íntima, esquecemos de lutar por nossas conquistas, de sermos fortes e enfrentarmos a vida como nossa responsabilidade, responsabilidade está que escolhemos enquanto Espíritos errantes, mas ao chegarmos na carne, vivemos como se não houvesse o amanhã.

A reencarnação é uma dádiva divina que nos proporciona suplantar tais fraquezas:

O Livro dos Espíritos – 167. Qual é a finalidade da reencarnação?

 

– Expiação, melhoramento progressivo da humanidade (…).

Com as sucessivas vivências aos poucos há o despertamento para o quão forte somos, e quanta força somos capazes de produzir através da vontade. Assim como a Homeopatia, o Espiritismo e tantas outras filosofias que tendem a valorizar o ser como um individuo capaz e de potencial inexplorado, não devemos nos levar por místicas que podem até causar um certo conforto que é temporário, mas nos deixa inebriados com o sabor da recompensa pelo menor esforço, o Espiritismo alerta para os que vivem as custas da fé alheia o quão sofrimento lhes aguarda, e nós que deixamo-nos levar por promessas fáceis também cultivaremos em nossa consciência uma erva daninha que será de difícil extração.

Mas nada que a força de mudança e o trabalho continuo não dê jeito, e o melhor sem precisarmos morrer para renascermos e resgatar, basta para isto que estejamos propensos a mudar.

Qual o meio prático mais eficaz para se melhorar nesta vida e resistir ao arrastamento do mal?

“Conhece-te a ti mesmo”.

OLE – Questão 919

Sobre Fábio Duarte

@FabioDuarte_BH
Esse post foi publicado em Artigos Fábio Duarte. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

