Geração sofre atrasos educacionais devido a greve dos professores.

 

O Estado de Minas Gerais tem sofrido com constantes greves que afetam diretamente milhares de pessoas estado a fora. Uma queda de braço que não terá vencedores, talvez alguns egos sejam alimentados ao final, a honra de outros, a luta sadia mesmo, já demonstra desgaste. Radicalismos de uns, intransigência de outros. Mas como saber se isto é lógico, podemos nos margear desta briga? Podemos ignorar?

O Espiritismo sendo uma filosofia necessita de um mínimo de instrução, instrução esta que não necessariamente venha dos livros, mas do desejo de acumular conhecimento, para que a compreensão da proposta Espírita seja aceita racionalmente. Nos dias atuais todos podemos ter acesso à educação, adultos, jovens, com alguma debilidade mental, com problemas de visão, sendo assim só não estuda quem não quer. Em Minas devido a disputas entre os professores e o governo houve uma interrupção abrupta do direito do cidadão em acumular conhecimento, alguns sofrerão perdas que em termos educacionais serão irreparáveis, pode mudar a trajetória de vida de alguns, e mostra o contra-senso e abismo que separa os que podem pagar dos que ainda lutam para ter conquistas materiais mais pujantes, entre as dez escolas mais bem ranqueadas pelo exame do ENEM deste ano 4 são mineiras, e a décima primeira também é de Minas. Mas as públicas são uma negação, não só aqui o quadro se repete em todo o país.

José Herculano Pires ressalta a importância da educação acadêmica e moral nos primeiros anos da criatura aqui na Terra:

 

“Os pais e os professores espíritas devem ponderar sobre este item e os que se lhe seguem. O Espiritismo vem abrir um novo capítulo da Psicologia infantil da Pedagogia, mostrando a importância da educação da criança não apenas para esta vida mas para a sua própria evolução espiritual.”

 

 

Percebam amigos, que independente dos atos, a intenção e as conseqüências a terceiros deve ser levado em conta, os professores lutam por melhores condições de trabalho, o que teoricamente irá refletir nas gerações que virão, o governo luta por manter talvez uma coerência administrativa, neste caso é difícil interpretar, mas e as crianças, como ficam? Entra os pais que devem através da conversa e instrução preencher o tempo ocioso e deixar claro os motivos ao qual os levaram a ficar estáticos em relação a educação acadêmica, criando neles a personalidade e visão de futuro quanto a isto. Sabemos nós que somos Espíritos eternos sendo assim não existe futuro nem passado, e sim um eterno  presente onde somos responsáveis por nossas ações e pela repercussão da mesma. O Tempo é uma mera convenção criada pelo homem para nos situarmos dentro deste planeta escola.

Culpar o governo ou os professores é a saída mais fácil, só que não resolve, vamos apoiar quem acreditamos estar certos, e cobrar dos que acreditamos estar errados, mas façamos algo, a inércia não nos leva a lugar algum, e neste eterno presente que vivemos porque estacionarmos? Movam-se, trabalhem em prol de nossa evolução espiritual.

 

O Capítulo quinto do Evangelho Segundo o Espiritismo que nos lembra das “Bem aventuranças aos aflitos” é um retrato fiel de nossa condição atual, onde nos é revelado que “Deus não deixa impune nenhum desvio do caminho reto”, se assim o fizesse não seria infinitamente Justo e Bom, o homem apenas é “punido naquilo em que pecou”.

 

A Geração que não entende o porque isto acontece consigo e não com o vizinho, ou porque não tem dinheiro para estar em um educandário particular, que não foi afetado pelas paralisações, olhe para si, ou recorra aos mais experientes que você, os seus pais, ouçam com humildade suas palavras, absorvam com entusiasmo e respeito o que pessoas com mais vivência e amor de sobra para lhe dar tenham a dizer, e saibam que por sermos Espíritos nada é perdido ao contrário tudo é ganho, mesmo que nosso foco material não seja alcançado nossa missão espiritual irá ser salva, vamos nos salvar em trabalho em prol do próximo, em prol de nós mesmos.

Anúncios

Sobre Fábio Duarte

@FabioDuarte_BH
Esse post foi publicado em Artigos Fábio Duarte. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Geração sofre atrasos educacionais devido a greve dos professores.

  1. Rafael disse:

    “Geração sofre atrasos educacionais devido a greve”

    Nunca li nada mais RIDÍCULO!

    A geração sofre esses atrasos devido a situação absurda da educação e as condições humilhantes que são impostas aos professores. E principalmente por conta do descaso de pessoas como você que ao invés de lutar e fazer algo para salvar a educação coloca a culpa nos professores!

    Um professor faz faculdade, estuda mais de quatro anos além dos 18 normais e trabalha em condições desumanas para receber menos do que qualquer analfabeto que não se dedicou a nada para conseguir uma carreira.
    Daí os professores querem lutar pelos seus direitos e também POR ESSE MESMO DIREITO DE POVO PELA EDUCAÇÃO que você reclama, e o povo ignorante ainda coloca a culpa nele.

    Enquanto um professor tem que trabalhar em três escolas e passar o fim de semana corrigindo lição para ganhar 1.500 reais um político que passa o dia inteiro coçando e não faz nada para melhorar a educação ganha 40.000. E o professor tem que ficar na dele sem reclamar?

    Alias, 1.500 aqui em São Paulo, lá em Minas os salários são absurdamente menores. Tem professor ganhando 400 reais. Você quer que esse pobre coitado que nem pode se sustentar seja o herói que tem que se sacrificar para salvar a educação? VAI VOCÊ VIRAR PROFESSOR E SERVIR DE VOLUNTÁRIO DURANTE A GREVE.

    A greve não é uma disputa de egos. É uma luta para salvar a educação do povo de uma situação miserável. Uma luta pelo povo. Só uma pessoa ignorante que teve mesmo a educação destruída pelo descaso do governo para falar uma asneira dessas.

    • moderadoreed disse:

      Acredito companheiro que você não leu o artigo ou o interpretou de maneira equivoca. Fazemos parte sim do movimento grevista, não somos omissos.

      Peço que releia o artigo com mais calma sem deixar que as paixões o dominem.

      Abraços

  2. carleide disse:

    ….Se você não teve a intenção de ofender os professores, então formule melhor suas ideias, acredito que o companheiro acima leu e entendeu muito bem esse artigo, cujo o titulo já é uma ofensa leia você mesmo e interprete” ….devido a greve dos professores”. O titulo melhor seria:
    A falta de respeitos a trabalhadores honestos, como os professores, pelos que se dizem gestores educacionais, acaba por prejudicar também os estudantes deste país.

    • moderadoreed disse:

      Mas literalmente a greve é uma reivindicação de quem? Não pensaria em outra coisa.

      As paixões sobre o assunto aqui em Belo Horizonte estão a flor da pele, pais revoltados com todos pelo prejuízo a seus filhos, motoristas que se enfurecem a cada paralisação do trânsito em função da luta dos professores por melhores condições, pessoas que emitem suas opiniões tanto a favor quanto contrárias. Até em minha família onde contando apenas os mais próximos 9 funcionários do estado envolvidos com educação, existem visões antagônicas a respeito do mesmo tema. O governo em geral é omisso a todos, dando privilégios claros apenas a certos grupos, enquanto outros são deixados as margens das negociações.

      Não escrevi o artigo me posicionando ou para defesa de classe alguma, escrevi sim para que as pessoas pesem sua postura como um todo. Não tenho a pretensão de acusar alguns, mas de mostrar que tenhamos uma visão ampla, os que sofrem com tal situação, não quero expor opiniões políticas, e sim de cunho social, dentro de um contexto maior.

  3. Rafael disse:

    Eu tinha lido só a primeira parte que você postou no orkut.

    É só a partir do meio que você tenta consertar.

    Mas de uma forma geral você pareceu colocar a culpa nos professores. O ideal seria analisar melhor a situação e mostrar que a culpa não é dos professores.

    Quem sabe falar da responsabilidade dos pais, que não se importam com a educação e apenas com o diploma no final, e que na verdade só reclamam da greve porque não tem com quem deixar o filho, não dá pra fugir de sua obrigação como pai e deixa pro governo.

  4. carleide disse:

    “Nos dias atuais todos podemos ter acesso à educação, adultos, jovens, com alguma debilidade mental, com problemas de visão, sendo assim só não estuda quem não quer”
    Amigo só quem está dentro da sala de aula é quem sabe como funciona este acesso a todos, salas cheias mais de 50 alunos por turma, alunos com debilidades mentais sendo recebido por professores que não tem qualificação para lidar com a situação, recursos e espaço desapropriado para cadeirantes surdos e cegos….se existem escola modelos são insignificantes comparando ao número das que são apenas imitação que não se pode nem chamar de escola. Só fala isso quem não vai a campo pesquisar para depois escrever.
    “Em Minas devido a disputas entre os professores e o governo houve uma interrupção abrupta do direito do cidadão em acumular conhecimento, alguns sofrerão perdas que em termos educacionais serão irreparáveis, pode mudar a trajetória de vida de alguns, ” Existe aqui um certo exagero, da a entender que nós professores temos a total responsabilidade pelo futuro de cada um dos estudantes deste país, sabemos que não é bem assim somos apenas mediador entre o conhecimento e o aluno e que não depende só de nós despertar o que na verdade eles já trazem com eles…Entende-se que o que vier a prejudicar a cada um é culpa do professor? Não existe disputa entre professor e governo mesmo porque, somos “peixes pequenos para disputar com tubarões ” O que existe é a vontade de uma educação verdadeiramente de qualidade inclusiva e para todos não é só o desejo de melhoria salarial, mas o respeito ao nossos alunos, aos pais honestos deste pais que pagam muitos impostos e que não recebe o que deveria em troca…A LDB é tão linda em sua escrita, porém só funciona na teoria porque na prática é apenas um faz de conta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s