Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência lança “Por Que Heloisa?”: curta-metragem em animação inclusiva

Mais um passo rumo a conscientização dos direitos das pessoas com deficiência

O que é ser igual ao outro? O que é ser diferente? E ser as duas coisas ao mesmo tempo? Como podemos mudar nossa forma de olhar as questões relacionadas à deficiência e a existência humana e colaborar, na prática, para tornar o mundo melhor para todos?

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a TV Cultura/Fundação Padre Anchieta – Centro Paulista de Rádio e TV Educativa lança no próximo dia 12 de outubro, Dia das Crianças, o curta-metragem em animação “Por Que Heloisa?”. Uma adaptação do livro homônimo, escrito pela autora Cristiana Soares, ao contar a história de uma menina com paralisia cerebral, busca responder as questões que abrem esse texto. Heloisa vivencia, com entusiasmo e bom humor, situações que, à primeira vista, poderiam parecer amedrontadoras.

O lançamento do curta-metragem é aberto a todos, crianças e adultos, que idealizam, buscam e trabalham para que a Educação Inclusiva seja uma realidade, para que a sociedade seja efetivamente inclusiva. Será na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, às 14h00. Uma boa pedida para crianças e adultos na tarde do feriado.

Baseado no debate intenso sobre o que é igualdade de direitos e se a cultura brasileira é preparada para lidar com a diversidade . O curta “Por Que Heloísa?” visa mostrar a possibilidade de mudança na forma de olhar as questões relacionadas à deficiência, fundamentada na cidadania e na dignidade da pessoa humana e na promoção do bem de todos, sendo necessária a promoção da conscientização coletiva. São esses os grandes pontos que se busca com a adaptação do livro para o curta-metragem, que começa atingindo diretamente as crianças.

O curta-metragem em animação apresenta recursos acessíveis para pessoas com deficiências auditiva e visual, foi produzido respectivamente em Libras e audiodescrição, e contará com um DVD que possui o registro documental de experiências inclusivas.

Por ocasião do lançamento do desenho animado, o livro “Por que Heloísa?” será relançado na versão audiolivro para crianças e adultos com deficiência visual e para que possa também ser usado como ferramenta pedagógica. A ideia é promover a reflexão e o debate inclusivo, assim como o estímulo à sua prática.

SERVIÇO

“Por que Heloisa?” – Lançamento do curta-metragem e audiolivro

Quarta-feira, 12 de outubro, Dia das Crianças, às 14h00 horas

Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência:

Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, Portão 10, ao lado da estação Barra Funda do Metrô e CPTM, São Paulo – SP – Entrada Franca.

Fonte: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Anúncios

Sobre Fábio Duarte

@FabioDuarte_BH
Esse post foi publicado em Agenda. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s