DOS GRUPOS KHOI (HOTENTOTES)

TEXTOS AUXILIARES

DOS GRUPOS KHOI (HOTENTOTES)
o nome Khoi-San é dado a um grupo étnico da África do Sul; recebeu o nome “Hotentote” que significa’ “gago”, devido a uma característica fonética facilmente observada. Vários integrantes do povo Khoi-San (hotentotes), eram nômades, compostos por grupos familiares pequenos, nunca mais do que quarenta pessoas e o chefe da família era sempre o mais velho dos homens. Os homens se ocupavam na fabricação de armas, caça e procura de água; as mulheres teciam cestos e tapetes rudimentares; faziam panelas e vasilhas de madeira, além da procura de tubérculos, répteis e larvas que eram sua base alimentar. Além das características linguísticas, a esteatopigia nas mulheres (nádegas grandes) era uma particularidade bem definida entre os membros desse grupo étnico. Tendo em vista essa diferença física característica, cabe mencionar um fato deveras deprimente: A história de Saartjie Baartman a “Venus Hotentote”.
Saartjie Baartman nasceu em 1789 em Gamtoos Valley na África do Sul e servia fazendeiros holandeses que moravam perto da Cidade do Cabo. Hendrick Cezar, irmão do patrão de Baartman, sugeriu que ela se exibisse na Inglaterra, prometendo que isso a enriqueceria. Saartjie também era possuidora do sinus pudoris, também conhecido por “tablier”, “cortina da vergonha” ou “bandeja”, em referência aos longos lábios vaginais. “Nas mulheres Khoi-San (Hotentotes) os pequenos lábios, ou lábios internos, são extremamente longos e podem sobressair entre 7,62 a 10, 16 cm a partir da vagina, dando a impressão, caso ela esteja de pé, de uma distinta e envolvente cortina de pele. Saartjie nunca permitiu que este particularidade fosse exibida enquanto viveu.”
Stephen Jay Gould – Gould, 1985

Em 1814 milhares de curiosos já tinham espreitado o seu corpo desnudado. Saartjie entrou para a história conhecida como a Venus Hotentote. Apresentada como “exótica selvagem” e sob o risco do negócio declinar devido ao excesso de exposições, Saartjie foi levada a Paris onde foi vendida a um promotor de espetáculos de animais bravios. Um ano depois Saartjie morria, pobre e solitária num beco da cidade onde sobrevivia como prostituta. Após seu desencarne, cientistas da época se interessaram pelo caso anatômico de Saartjie e um grupo chefiado pelo anatomista Georges Cuvier produziu um molde plastificado do seu corpo, enquanto preservava separadamente o cérebro, o esqueleto e parte das vísceras.

Saartjie Baartman foi exibida viva e depois de morta também. O Museu de História Natural de Paris colocou numa vitrine não apenas o molde plástico do seu corpo, como também recipientes com os seus órgãos sexuais, cérebro e o esqueleto. Essa exibição de horror durou mais de 160 anos. Em 1976 os restos de Saartjie foram retirados da sala de exposição, devida a pressão criada pela opinião pública e movimentos feministas.
Deixo algumas imagens da Venus Hotentote para fins de elucidação, pois acredito que através delas o leitor possa deduzir o choque entre culturas que envolveram os ingleses e os parisienses do século XIX.
Em Abril de 2002 o corpo da jovem regressou à sua pátria, quase duzentos anos depois de ter sido exilada. Saartjie regressava aos seus recebendo um funeral com honras nacionais ..

digitalizar0001

digitalizar0002

Trecho extraído do livro Kardec & Racismo para refletir de Marcelo Prizmic.

Debate acerca do tema na comunidade http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=67190225

Espiritismo Estudo e dúvidas, acompanhe na íntegra o debate clicando no link acima.

Segue o link de um filme feito justamente sobre este fato:

Anúncios

Sobre Fábio Duarte

@FabioDuarte_BH
Esse post foi publicado em Arquivo. Bookmark o link permanente.

4 respostas para DOS GRUPOS KHOI (HOTENTOTES)

  1. pedro disse:

    ja assistir esse filme achei maravilhoso em um pouco triste..tenho o livro sobre hotentotes..estudo sobre essas raças africanas eu adoro estudar sobre esses fatos sobre esses negocios.

    • moderadoreed disse:

      Excelente saber, se quiser puder contribuir conosco com mais informaçãoes sobre os hotentontes. Ficaremos gratos.

    • serg disse:

      Parabenizo esse site pela informaçao. Gostaria de acrescentar que os hotentotes tem tambem os olhos com aquela prega tipo a dos asiaticos e se observarem bem, o grande estadista Nelson Mandela possui essa característica (talvez como resultado de miscigenação). O Sr. Nelson Mandela ao virar presidente, exigiu que a França devolvesse os restos mortais de Sarah Baartan, o que só foi feito em 2002, quando o levaram de avião uns ossos e partes da famosa genitália conservada em formol. Grande Mandela,. verdadeiro estadista de seu povo sulafricano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s