Sonhos e seus significados

 

            Em certos momentos tenho posicionamentos radicais devido a mística que as pessoas tem sobre determinados assuntos. Quando me perguntam significado de sonhos “sob a visão Espírita”, respondo logo que são reflexos de nossos dia a dia sem importância, faço assim para impactar mesmo, ver se desperta o interessem em saber mais, buscar outras fontes, além de revistas semanais de horóscopos, e principalmente, parar de achar que Espiritismo é magia, ou algo parecido.

 

Veja por exemplo, está noite sonhei que meu filho caçula estava sendo abandonado, e estava em estado de sofrimento por isto, acordei por volta das 2 horas da manhã, levantei-me fui até seu quarto e o encontrei totalmente descoberto, tremendo de frio e quase caindo da cama, aqui em Belo Horizonte estes dias está gelado, batendo recordes de noites mais frias. Em Instruções Práticas Sobre as Manifestações Espíritas de Allan Kardec temos:

Emancipação da alma – estado particular da vida humana durante o qual a alma, desprendendo-se de seus laços materiais, recupera algumas das suas faculdades de Espírito e entra mais facilmente em comunicação com os seres incorpóreos. Este estado se manifesta principalmente pelo fenômeno dos sonhos, da soniloquia, da dupla-vista, do sonambulismo natural ou magnético e do êxtase.

 

Observem que como Espíritos não dormem, eles interagem, se agrupam. Este sonho que tive indica que foi um pedido de ajuda de meu filho, afinal somos espíritos afins.

O Livro dos Espíritos – LAKE:

400. O Espírito encarnado permanece voluntariamente no envoltório corporal?

– É como perguntar se o prisioneiro está satisfeito sob as chaves. O Espírito encarnado aspira incessantemente à libertação, e quanto mais grosseiro é o envoltório, mais deseja ver-se desembaraçado.

401. Durante o sono, a alma repousa como o corpo?

Não, o Espírito jamais fica inativo. Durante o sono, os liames que o unem ao corpo se afrouxam e o corpo não necessita do Espírito. Então ele percorre o espaço e entra em relação mais direta com os outros Espíritos.

(…)Sabeis que, quando o corpo repousa, o Espírito dispõe de mais faculdades que no estado de vigília. Tem a lembrança do passado e às vezes a previsão do futuro; adquire mais poder e pode entrar em comunicação com os outros Espíritos, seja deste mundo, seja de outro.(…)

 

404. Que pensar da significação atribuída aos sonhos?

– Os sonhos não são verdadeiros, como entendem os ledores da sorte, pelo que é absurdo admitir que sonhar com uma coisa anuncia outra. Eles são verdadeiros no sentido de apresentarem imagens reais para o Espírito, mas que, freqüentemente, não têm relação com o que se passa na vida corpórea. Muitas vezes, ainda, como já dissemos, é uma recordação.

 

Os sonhos podem trazer consigo significações, mas acreditar que seu futuro estará descortinado através deles, que ganhará em loterias de qualquer tipo graças a sonhos, isto é fantasia, ou como gosta alguns, misticismo puro. E voltando ao relato que expus veja as questões abaixo:

414. Duas pessoas que se conhecem podem visitar-se durante o sono?

– Sim, e muitas outras, que pensam não se conhecerem, se encontram e conversam. Podes ter, sem que o suspeites, amigos em outro país. O fato de visitardes durante o sono, amigos, parentes, conhecidos, pessoas que vos podem ser úteis, é tão freqüente que o realizais quase todas as noites.

415. Qual pode ser a utilidade dessas visitas noturnas, se não as recordamos?

– Ordinariamente, ao despertar, resta uma intuição que é quase sempre a origem de certas idéias que surgem espontaneamente, sem que se possa explicá-las, e não são mais que as idéias hauridas naqueles colóquios.

 

Lendo as questões acima me satisfez a explicação Espírita acerca do tema, meu sonho foi sim um aviso, confuso, mas foi, e minha intuição me fez levantar e ir até o quarto da criança averiguar sua condição. Agora o fato dele estar sendo abandonado em um banco, dentre outras particularidades do sonho, não vou ficar me contorcendo para “decifrar”, pois me bastou o fato de ter trazido conforto ao meu filho é o suficiente, e já fico muito grato a Deus por tais possibilidades, e também fico grato aos Espíritos que auxiliaram nesta “mensagem”.

Anúncios

Sobre Fábio Duarte

@FabioDuarte_BH
Esse post foi publicado em Artigos Fábio Duarte. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s