Tenho medo de ir a Centros Espíritas

Casa Espírita

Ouço muito esta afirmativa de amigos que sabendo que sou Espírita dizem gostar, mas tem medo de freqüentar, por não saber o que acontece lá dentro. Resumidamente eu digo que se trata de uma espécie de Work Shop, mas pouco adianta.

Pois bem vamos fazer um pequeno roteiro da rotina de um Centro Espírita. Evidente que cada Centro tem seus horários e as reuniões em dias específicos, mas irei enumerar de segunda a domingo para melhor ilustrar.

 

Segunda-Feira:  -Reuniões Mediúnicas –  Período de no máximo 1 hora e meia

Reuniões voltadas para membros com aptidão mediúnica e que tenham algum estudo acerca de Espiritismo, a orientação é para que não participe membros com pouco conhecimento. Está orientação não se refere a uma “sociedade secreta” e sim porque toda atividade tem um propósito, e não justifica a presença de pessoas que pouco ou nada irão agregar.

 

Terça-Feira: – Reunião Mediúnica- Período de no máximo 1 hora e meia

Segue a mesma orientação da primeira.  “Mas caso eu queira participar como faço para entrar” – Resp. Cada Centro segue seu estatuto, mas no geral é importante que esteja participando já algum tempo, assim evitam curiosos, existem outras reuniões que preparam os interessados a freqüentá-la.

Quarta-Feira: – Grupo de Estudo- Período de no máximo 1 hora e meia

Geralmente escolhe-se um tema e formam-se interessados que irão freqüentar tais reuniões, estas são abertas a todos, mas para que o participante absorva melhor o conteúdo dos estudos é bom que sejam assíduos, pois geralmente segue-se um roteiro pré definido.

Exemplo: O Livro dos Espíritos, A Bíblia, ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – FEB)

Quinta-Feira: -Reuniões Públicas-  Período de no máximo 1 hora e meia

São palestras sobre um tema Espírita explanados por um orador, costumam ser de fácil entendimento para aqueles que vem conhecer o Espiritismo.

Alguns Centros oferecem os famosos “Passes” que nada mais é que a imposição de mãos naqueles que buscam uma “materialidade de bênçãos”.

-Evangelização Infantil- Período de no máximo 1 hora e meia

Os pais que levam seus filhos ao Centro provavelmente não teriam como prestar a atenção na palestra com seus filhos ao lado, uma vez que crianças se dispersam rapidamente, então um grupo de voluntários tomam conta das crianças no período da reunião, tendo atividades lúcidas voltadas para ensinamentos morais, por faixa de idade, os mais novos terão noções de atravessar a rua, não brigar com o colega, respeitar os pais, os mais velhos serão apresentados ao Espiritismo de forma bem simples.

Sexta-Feira:  -Reunião das obras de Allan Kardec- Período de no máximo 1 hora e meia

Conforme o grupo é escolhido algumas obras para que possam ser estudadas mais profundamente.

O Livro dos Espíritos – de Allan Kardec

O Livro dos Médiuns – de Allan Kardec

O Evangelho Segundo o Espiritismo – de Allan Kardec

A Gênese – de Allan Kardec

O Céu e o Inferno – de Allan Kardec.

(Ao lado temos link para baixá-los gratuitamente)

E para melhor ilustrar é comum buscar outras fontes Espíritas. Esta reunião costuma abrir portas para que avancem para as reuniões Mediúnicas.

 

Sábados, Domingo:  -Diversas atividades-

Como os Espíritas não vivem do Espiritismo, nos sábados a um encontro mais abrangente para desenvolver diversas atividades tais como:

  • Campanha do Kilo;
  • Distribuição de sopas;
  • Diversas oficinas (costura, arte)
  • Alguns grupos de estudo;
  • Seminários, reuniões administrativas, dentre outras atividades.

reuniao publica casa espirita  

reunião em casa espirita

espiritismo allan kardec casa

 

 

 

 

 

Os exemplos acima citados são referentes a um determinado Centro, mas temos outras atividades próprias de cada grupo, tais como Atendimento Fraterno, assistências materiais e espirituais. Centros Espíritas não seguem um “comando central” então cada um com suas particularidades, mas a principal função de um Centro Espírita é a Divulgação da Doutrina Espírita.

 

Evidente que ouvimos diversas coisas acerca dos centros, tanta superstição boba e infantil. Confesso a vocês que a minha primeira vez também não me senti a vontade, mas tudo que nos é desconhecido gera dúvidas, até por estarmos inseridos em uma sociedade cristã que vem ao longo dos séculos se beneficiando do medo e ignorância das pessoas, e como os Espíritas sempre foram alvo de perseguição este receio é natural. Só que se não dermos o primeiro passo ficaremos eternamente na dúvida. Várias pessoas chegam até mim em momentos de tristeza profunda ou dor pedindo para que peçam aos “espíritos” uma benção, clamando por algo que lhes traga paz, só que as conquistas só serão alcançadas com iniciativas próprias.

 Caso queiram conhecer uma Casa Espírita entrem em contato, procurem saber os dias e horários das reuniões públicas, que é o mais indicado para os que buscam um primeiro contato com alguma Casa.

reuniao no centro

Anúncios

Sobre Fábio Duarte

@FabioDuarte_BH
Esse post foi publicado em Artigos Fábio Duarte e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Tenho medo de ir a Centros Espíritas

  1. MANUELA SILVA disse:

    fui a um centro espirito e o isprito era uma nova entedentidade que se tranformou numa pessoa qiue me amava e me beijou nas boca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s