Diferença entre Espiritualismo e Espiritismo

espiritualista e espiritismo.jpg

Quando somos expostos a uma “religião” única, que foi o caso do Brasil durante séculos, perdemos a oportunidade de alargar nossos horizontes em várias áreas, criando com isto o pré conceito que mesmo não incentivado por tais instituições (as vezes sim), é disseminada de maneira silenciosa e inconsciente entre seus fiéis.

Percebemos claramente isto no medo de muitos conhecerem um Centro Espírita por exemplo, e que simplesmente é uma casa de palestras e tarefas assistenciais.

Os termos acima “Espiritismo e Espiritualismo” são associadas a seitas ou coisas estranhas ao meio devido a arrogância católica em se declarar a única fonte de salvação, e suas outras linhas cristãs adotaram o mesmo tom individualista e exclusivista em termos de deus, ignorando o fato que Deus é amor e não exclusão.

Segue uma explicação de kardec sobre a diferença destas duas palavras:

por Allan Kardec, em 1857

Para as coisas novas necessitamos de palavras novas, pois assim o exige a clareza de linguagem, para evitarmos a confusão inerente aos múltiplos sentidos dos próprios vocábulos. As palavras espiritual, espiritualista, espiritualismo têm uma significação bem definida; dar-lhes outra, para aplicá-las à Doutrina dos Espíritos, seria multiplicar as causas já tão numerosas da anfibologia. Com efeito, o espiritualismo é o oposto do materialismo; quem quer que acredite haver em si mesmo alguma coisa além da matéria é espiritualista; mas não se segue dai que creia na existência dos Espíritos ou em suas comunicações com o mundo visível.

Em lugar das palavras espiritual e espiritualismo, empregaremos, para designar esta última crença, as palavras espírita e espiritismo, nas quais a forma lembra a origem e o sentido radical e que por isso mesmo têm a vantagem de ser perfeitamente inteligíveis, deixando para espiritualismo a sua significação própria. Diremos, portanto, que a Doutrina Espírita ou o Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos

ou seres do mundo invisível. Os adeptos do Espiritismo serão os espíritas, ou, se o quiserem, os espiritistas.

Como especialidade O Livro dos Espíritos contém a Doutrina Espírita; como generalidade liga-se ao Espiritualismo, do qual apresenta uma das fases. Essa a razão por que traz sobre o título as palavras: Filosofia Espiritualista.

Resumidamente ao que Allan Kardec nos trás:

Espiritualista: Todo aquele que crê na vida após a morte: Católico, protestante, Budista, Espírita, Hinduista, muçulmano, etc, etc

Espírita: Que segue a Filosofia Espírita ou Espiritismo.

diferença espiritismo expiritualismo.jpg

Anúncios

Sobre Fábio Duarte

@FabioDuarte_BH
Esse post foi publicado em Artigos Fábio Duarte, Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s